Dinâmica proposta para a "Primeira Semana de Aula"
A sala de aula é preparada previamente. Fichas com o nome e sobrenome das crianças ficam dispostas no chão de forma aleatória.
As crianças aguardam fora da sala de aula de olhos vendados, até o momento de entrarem e iniciarem a dinâmica.
Com olhos vendados, as crianças são conduzidas para formarem um grande cículo, 28 crianças compõem esta dinâmica.
A dinâmica inicia com a indicação do professor através de características físicas, nome do pai e da mãe e do aluno(a) correspondente. Na sua vez, a criança retira a venda e começa a procura pelo seu nome.
A criança procura o seu nome pela letra inicial. Neste momento, podemos fazer uma sondagem diagnóstica do conhecimento das letras do alfabeto dispostas em seu próprio nome.
Esta aluna ainda não tem o domínio total das letras do alfabeto e vejo que há outro nome que se inicia com a mesma letra do nome dela, então, ela fica confusa na busca.
Vou realizando inferências orais a respeito das letras que formam o nome dela, uso o alfabeto da sala como exemplo. Assim, ela se sentiu estimulada e não desistiu.
Finalmente encontrou o seu nome!
Esta criança já se apropriou totalmente das letras do alfabeto e não teve dificuldade em encontrar o seu próprio nome.
Viva a Maria Clara!
O Davi também não sentiu dificuldade e de primeira encontrou o seu nome.
Esse foi um trabalho com as habilidades socioemocionais das crianças, posteriormente, em roda de converssa, cada um se manifestou dizendo o que sentiu durante a realização da dinâmica.
As fichinhas serão exploradas diariamente em sala de aula e servirão para trabalhos posteriores, como ordem alfabética e origem dos sobrenomes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário