TRABALHO DESENVOLVIDO NA TURMA DO 1ª ANO ( ALFABETIZAÇÃO)
Iniciamos a aula apresentando o texto " A casinha da vovó" em cartaz. Após, leitura do título, identificação das letras que formam o título e roda de conversa sobre casa da vovó.
As crianças manifestaram sua vivência, contaram fatos e mimos de suas avós.
Leitura segmentada do título
Para os alunos em nível alfabético foi proposta leitura segmentada dos versos. Para aqueles que estão se apropriando do Sistema de escrita alfabética, foi proposto localização de palavras, letra inicial e final.
Após a exploração do texto em cartaz, fizemos o recorte das palavras e montagem do texto fatiado.2º Dia
Releitura do texto, localização de palavras e letra inicial e final das palavras do texto.
Aula expositiva sobre segmentação.
Aprendemos que palavra tem início e fim.
Onde começa?
Onde termina?
Exploramos todas as palavras do texto.
Marcação dos espaços em branco
Segmentação de palavras em texto aglutinado
Crianças em nível alfabético ajuda quem sente dificuldade.
3º Dia
Iniciamos os trabalhos com as unidades menores ( sílabas)
Localização e marcação das sílabas CA-CE-CI-CO-CU nas palavras do texto.
Estudos das sílabas na formação de novas palavras. Usei a palavra " CAFÉ " para exemplificar a sonoridade " CA" em outras palavras.
Precebemos assim, que a sílaba "ca" está disposta em várias posições nas palavras.
Num momento oportuno, falei às crianças que faria uma mágica. Transformaria "JACARÉ" em "JACA".
Iniciei a mágica escrevendo no quadro a palavra " JACARÉ".
Separei a palavra " JACARÉ" em sílabas: JA- CA- RÉ
Realizei a leitura das sílabas que formam a palavra e pedi que as crianças me acompanhassem na leitura.
Desenhei o bicho!
Todos estavam atentos e curiosos
Ao lado da palavra "JACARÉ", desenheia a fruta " JACA"
Em um passe de mágica, passei a mão sobre a sílaba " RÉ " e pedi que as crianças lessem o que havia ficado.
Estava pronta a minha mágica.
Transformei JACARÉ em JACA!
4º DIA
Trabalho com texto lacunado
Minha pedagoga acompanha a aula rsrsrsrsrs...
Fazemos comparações entre as palavras do texto e as fichinhas.
As palavras são dispostas no chão para leitura.
Todos estão empolgados em ler.
A criança é convidada a ler a parlenda no quadro e encontrar a fichinha com a palavra correspondente, preenchendo a lacuna.
Após completarem o texto, as crianças realizam a leitura.
5º DIA
Aula de Ensino Religioso " Os valores humanos", foco nos avós.
Apresentação de quadrinha em cartaz
Dinâmica: Qualidades da Vovó!
Atribuição de sentido às palavras estabelecidas
Agrupamento de palavras através da ordem alfabética
6º DIA
No trabalho com o intertexto, usei o gênero textual convite.
Anteriormente trabalhei o uso social do convite e ocasiões em que é aplicado: casamentos, formaturas, festas de aniversário, etc. Na oportunidade, trouxe convites diferentes para as crianças visualizarem.
Exposição dos trabalhos!
Preparamos um café para as vovós
Apresentação da Sequência Didática às avós
Homenagem a elas, vovós queridas!
É hora de abraçar!
Momento do dengo!
Deliciosos café
Vamos ao café vovós!
Finalizamos com uma atividade lúdica: Cantiga de roda " A casinha da vovó"
Nenhum comentário:
Postar um comentário