Esta atividade tem como objetivo identificar a casa como lugar de vivência da família, abrigo e proteção.
Eixo espacial como ponto de partida " O Lugar de Vivência da Criança" .
Habilidades
Observar a paisagem local e experimentar o espaço de vivência;
Valorizar o convívio com diversos grupos sociais respeitando as diversidades;Ouvir e respeitar as ideias dos colegas e do(a) professor(a), bem como as diferenças socioculturais.
Direitos de Aprendizagem Língua Portuguesa
Participar de situações de leitura/escuta e produção oral e escrita de textos destinados à reflexão e discussão acerca de temas sociais.
RESPONDER ORALMENTE A
PERGUNTAS DIRIGIDAS.
ØCOMO É A SUA CASA? QUE COR ELA TEM?
ØEM QUE LUGAR DA SUA CASA VOCÊ MAIS GOSTA DE FICAR?
ØQUANTAS PESSOAS MORAM COM VOCÊ?
ØVOCÊ GOSTA DA SUA CASA? POR QUE?
ØO QUE PRECISAMOS PARA CONSTRUIR UMA CASA?
ØSERÁ QUE TODAS AS CASAS SÃO IGUAIS?
ØSE VOCÊ PUDESSE MUDAR SUA CASA, O QUE VOCÊ MUDARIA?
ØSERÁ QUE SÓ PESSOAS TEM CASA? E OS ANIMAIS QUE VOCÊ CONHECE,
ONDE MORAM?
Ø SERÁ QUE TODAS AS PESSOAS DO MUNDO TEM CASA? POR QUE ISSO
ACONTECE?
Leitura Deleite
Durante a leitura de uma obra, é fundamental que o educador faça a inferencia contextual, ou seja, uma estratégia de leitura que leva o educando a participar ativamente da aula, com suas suposições, antes de ter uma interpretação final.Isso possibilita a compreensão da obra.
Estinule as crianças com perguntas que ajudem a desenvolver a interpretação da obra, como: O que acharam da casa construída pelo gato? Após ter terminado a sua casa, como você imagina que o gato se sentiu?
Após exploração da obra e interpretação oral, realizamos um passeio pela localidade para conhecermos os tipos de casa existentes. Foi maravilhoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário