segunda-feira, 17 de junho de 2013

Sequência Didática "A Casa e seu Dono" ( Elias José)

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR


Objetivo

  • Reconhecer no texto palavras que rimam;
  • Desenvolver a consciência fonológica;
  • Comparar a grafia entre palavras que se repetem e que se assemelham;
  • Identificar as rimas nas palavras;
  • Produzir novas rimas para a proposta do contexto.
  • Ser ilustrador da própria rima confeccionando um livro adaptado à obra.
Estratégias e Recursos da Aula
  • Apresentar o texto em cartaz " A Casa e seu Dono"( Elias José);
  • Realizar com os educandos leitura segmentada;
  • Dimamizar a aula pedindo que localizem palavras no texto;
  • Apresentar fichinhas com palavras que rimam e realizar leitura coletiva;
  • Reescrever o texto trocando os desenhos por palavras;
  • Confeccionar cartaz com novas rimas para o texto em estudo.
  • Estruturar o texto fragmentado ( realizar em forma de competição).
  • Elaborar uma pescaria das palavras que rimam.
 Exibição dos trabalhos


Confecção do livrinho 


Ilustrando a rima

Produção Coletiva



Atividades Complementares


Obs.: Trabalhar as palavras que rimam usando fichinhas.

ESTUDO DAS RIMAS NO TEXTO
Destaque do poema palavras que rimam:

caco rima com -------------
bonita rima com -----------
cimento rima com ------------
telha rima com -----------
lata rima com ------------
elegante rimaa com ---------
repente rima com -----------

Palavras no Contexto

Vamos completar com o nome dos animais que são citados no poema?

  1. Inseto indesejavél -----------------
  2. Produz o mel ------------------
  3. Tem uma enorme tromba ----------------
  4. Adora comer bananas ----------------------
  5. Feminino de cabrito -----------------------
TRABALHANDO A ORDEM ALFABÉTICA

Copie em ordem alfabética, o nome dos animais que aparecem no poema, em seguida represente-os com desenhos.
______________________
______________________
______________________
______________________
______________________
______________________

Pensando sobre a Língua
Vamos escrever o nome de outros animais que iniciam com as letras:
A ____________________________________
B_____________________________________
C_____________________________________
E_____________________________________
J_____________________________________
M____________________________________

Pinte as palavras que começam com mesma letra, usando cores diferentes para cada grupo de letra.


BANCO DE PALAVRAS
CACO
BONITA
CIMENTO
TELHA
MACACO
CABRITA
JUMENTO
ABELHA
LATA
ELEFANTE
REPENTE
BAILARINA
BARATA
ELEGANTE
GENTE
MARGARINA


Usando o alfabeto móvel, forme as palavras pintadas acima, separando-as pela letra inicial.


  • Realize com os alunos uma pesquisa sobre o tempo de vida dos animais citados no poema e produza uma tabela.
BOM TRABALHO!!!!!




3 comentários: