ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
Objetivo
- Reconhecer no texto palavras que rimam;
- Desenvolver a consciência fonológica;
- Comparar a grafia entre palavras que se repetem e que se assemelham;
- Identificar as rimas nas palavras;
- Produzir novas rimas para a proposta do contexto.
- Ser ilustrador da própria rima confeccionando um livro adaptado à obra.
Estratégias e Recursos da Aula
- Apresentar o texto em cartaz " A Casa e seu Dono"( Elias José);
- Realizar com os educandos leitura segmentada;
- Dimamizar a aula pedindo que localizem palavras no texto;
- Apresentar fichinhas com palavras que rimam e realizar leitura coletiva;
- Reescrever o texto trocando os desenhos por palavras;
- Confeccionar cartaz com novas rimas para o texto em estudo.
- Estruturar o texto fragmentado ( realizar em forma de competição).
- Elaborar uma pescaria das palavras que rimam.
Exibição dos trabalhos
Confecção do livrinho
Ilustrando a rima
Produção Coletiva
Atividades Complementares
Obs.: Trabalhar as palavras que rimam usando fichinhas.
ESTUDO DAS RIMAS NO TEXTO
Destaque do poema palavras que rimam:
caco rima com -------------
bonita rima com -----------
cimento rima com ------------
telha rima com -----------
lata rima com ------------
elegante rimaa com ---------
repente rima com -----------
Palavras no Contexto
Vamos completar com o nome dos animais que são citados no poema?
- Inseto indesejavél -----------------
- Produz o mel ------------------
- Tem uma enorme tromba ----------------
- Adora comer bananas ----------------------
- Feminino de cabrito -----------------------
TRABALHANDO A ORDEM ALFABÉTICA
Copie em ordem alfabética, o nome dos animais que aparecem no poema, em seguida represente-os com desenhos.
______________________
______________________
______________________
______________________
______________________
______________________
Pensando sobre a Língua
Vamos escrever o nome de outros animais que iniciam com as letras:
A ____________________________________
B_____________________________________
C_____________________________________
E_____________________________________
J_____________________________________
M____________________________________
Pinte as palavras que começam com mesma letra, usando cores diferentes para cada grupo de letra.
BANCO
DE PALAVRAS
|
|||
CACO
|
BONITA
|
CIMENTO
|
TELHA
|
MACACO
|
CABRITA
|
JUMENTO
|
ABELHA
|
LATA
|
ELEFANTE
|
REPENTE
|
BAILARINA
|
BARATA
|
ELEGANTE
|
GENTE
|
MARGARINA
|
Usando o alfabeto móvel, forme as palavras pintadas acima, separando-as pela letra inicial.
- Realize com os alunos uma pesquisa sobre o tempo de vida dos animais citados no poema e produza uma tabela.
BOM TRABALHO!!!!!
amei a sequencias de sua aula, obrigada
ResponderExcluirExcelente!!!
ResponderExcluirObrigada por compartilhar.
EXCELENTE!!!
ResponderExcluir