quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Parlenda Corre Cutia


SEQUÊNCIA DIDÁTICA (INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA)

SÉRIE: 1º ANO (MATUTINO)
PROFESSORA: CHRISTIANE CAMPOS


DIREITOS DE APRENDIZAGEM CONTEMPLADOS

ORALIDADE
ü  Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
ü  Escutar com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em situações públicas, analisando-os criticamente.
LEITURA
ü  Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas crianças.
ü  Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
ü  Aprender assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
ANÁLISE LINGUÍSTICA: DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E NORMATIVIDADE
ü  Conhecer e usar diferentes suportes textuais, tendo em vista suas características: finalidades, esfera de circulação, tema, forma de composição, estilo, etc.
ü  Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção.
ANÁLISE LINGUÍSTICA: APROPRIAÇÃO DE SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
ü  Conhecer a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros.
ü  Reconhecer diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros.
ü  Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras.
ü  Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.

1º Dia

1º MOMENTO: ( ORALIDADE E DISCURSIVIDADE)
ü Roda de conversa para sondar conhecimentos prévios a respeito do animal “ CUTIA”.
ü Apresentação de ficha técnica com dados do animal em estudo. Debate
2º MOMENTO: ( Leitura, Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética)
ü Leitura segmentada da parlenda em cartaz “ CORRE CUTIA”;
ü Localização de palavras no texto.
ü Segmentação de palavras do texto ( letra inicial e final)
ü Uso do alfabeto móvel na estruturação da parlenda e estudo da composição gráfica das palavras.


2º dia
ü Retornar à leitura da parlenda “ CORRE CUTIA” ( coletiva e  Individual).
ü Localizar palavras conhecidas no texto ( ajustando pauta sonora ao escrito);
ü Localizar as palavras iniciadas com a letra c, escrevê-las e compará-las.
ü Observar palavras repetidas

FICHA DO BICHO



CUTIA
Classe: Mamíferos
Ordem: Roedores
Tamanho: mede entre 49 e 64 cm
Peso: entre 3 e 5,9 kg

Comportamento
É um mamífero roedor terrestre, vive em áreas com árvores grandes, rios e zonas pantanosas, onde encontra abrigos ideais para se refugiar. É de hábitos noturnos, saindo à tardinha para alimentar-se de frutos e sementes caídos das árvores.
A cabeça é um pouco alongada com orelhas relativamente pequenas.
A cauda é curta e nua com cerca de 1,5 cm de cumprimento.
Os membros anteriores são bem menores do que os posteriores e exibem quatro dedos funcionais utilizados para levar o alimento à boca.

ATIVIDADES







ANEXOS







3 comentários: