quinta-feira, 3 de abril de 2014

Parlenda Meio Dia ( Intervenção Pedagógica)

 Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:

ORALIDADE:
  •  Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.

LEITURA:
  • Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas crianças.
  • Aprender assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
  • Segmentar oralmente as sílabas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho.
ANÁLISE LINGUÍSTICA: DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E NORMATIVIDADE
  • Conhecer e usar diferentes suportes textuais, tendo em vista suas características: finalidades, esfera de circulação, tema, forma de composição, estilo, etc.
  • Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção.
ANÁLISE LINGUÍSTICA: APROPRIAÇÃO DE SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
  • Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas.
  • Perceber que palavras diferentes compartilham certas letras.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO
  1. Diferenciação entre letras e sílabas
  2. Conhecimento do alfabeto.

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
1º dia
  1. Explorar oralmente a imagem impressa do animal (macaco), bem como características, modo de vida, classificação, alimentação, tamanho  (permita que as crianças se manifestem dizendo tudo o que sabem sobre o animal).
  2. Lançar perguntas como: Onde podemos encontar estes animais? Levando o aluno a refletir sobre a vida dos macacos criados em cativeiro.
  3. Realizar a leitura do texto informativo sobre os macacos em roda, em seguida conversa sobre o texto.
  4. Usar o alfabeto móvel para formar o nome do animal ( macaco), realizando uma leitura segmentada. ( Explicar a diferença entre letra e sílaba).
  5. Estimular as crianças a dizerem outras palavras iniciadas com a sílaba MA ( registrar no quadro).
  6. Apresentar em cartaz um repertório variado de palavras ou rótulos com a letra M: no início de palavra, no meio e no final.
  7. Pesquisar em jornais e revistas diferentes palavras com a letra M e confeccionar cartaz coletivo e realizar a leitura das palavras.




MACACO

OS MACACOS SÃO MAMÍFEROS QUE FAZEM PARTE DE UM GRUPO DE CERCA DE 250 ESPÉCIES CHAMADAS PRIMATAS.
A GRANDE MAIORIA DESSA ESPÉCIE VIVE EM PAÍSES COM ALTA TEMPERATURA, E ALIMENTAM-SE DIARIAMENTE COM FRUTAS E SEMENTES, SENDO SUA FRUTA FAVORITA A BANANA.
HÁ DIVERSAS ESPÉCIES DE MACACOS, COMO POR EXEMPLO:
ORANGOTANGOS, GORILAS E CHIMPANZÉS, QUE FAZEM PARTE DA FAMÍLIA DOS HOMINIDAE.ESSES ANIMAIS, SÃO CONSIDERADOS OS MAIS PRÓXIMOS AS CARACTERÍSTICAS DO HOMEM.

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
2º Dia
  1. Apresentar cartaz com a parlenda Meio dia.
  2. Pedir que identifiquem palavras que conheçam ou até mesmo letras.
  3. Realizar leitura segmentada da parlenda para os alunos.
  4. Organizar uma leitura coletiva da parlenda.
  5. Indagar os alunos sobre o que acharam do texto.
  6. Distribuir para os alunos a parlenda impressa, pois auxilia no reconhecimento das letras e palavras.
  7. Realizar atividades que também visam avançar o processo de alfabetização dos alunos. É importante ler os enunciados das atividades para os alunos e orienta-los na resolução das questões propostas.
ATIVIDADES


 Usando as letras da palavra MACACO, escreva novas palavras.
M - _________________________
A - __________________________
C - ___________________________
A - __________________________
C - __________________________
0 - __________________________

PARLENDA

MEIO-DIA
MACACO ASSOVIA
PANELA NO FOGO,
BARRIGA VAZIA;
MACACO LEVADO
QUE VEIO DA BAHIA;
FAZENDO CARETA
PRA DONA MARIA.

1-Estão faltando algumas palavras na parlenda. Recorte e coloque-as no local correto. Depois leia a parlenda com sua professora e seus colegas: 

MEIO-DIA, MACACO ASSOVIA
____________ NO FOGO,
BARRIGA VAZIA;
______________ LEVADO
QUE VEIO DA BAHIA;
FAZENDO ________________
PARA DONA _______________

   PANELA
    MACACO
   CARETA
      MARIA

2-Encontre e circule na parlenda as palavras MACACO e PANELA. Separe-as, oralmente, em sílabas e complete:
                            Obs: É importante, nesse momento, o professor explicar aos alunos as diferenças entre letra e sílaba:

MACACO: _______ LETRAS     _______ SÍLABAS
PANELA: ________ LETRAS     _______ SÍLABAS

Obs.: Após a atividade oral, é necessário o uso do alfabeto móvel, possibilitando à criança o manuseio das letras na formação das palavras, garantindo assim os direitos de aprendizagem:
ü  perceber que as palavras são compostas por unidades sonoras.
ü  Perceber que as vogais estão presentes em quase todas as sílabas.
ü  Ajustar pauta sonora ao escrito (realizando uma leitura sequenciada das palavras estabelecidas, bem como a parlenda)
É importante levar a criança a perceber que podemos formar novas palavras partindo de outras, veja no exemplo:
MACACO / PANELA
Podemos formar a palavra MAPA e também CANELA
 Na atividade anterior, você formou duas palavras: MACACO e PANELA. Depois de separá-las em sílabas, pesquise em jornais palavras que iniciem com a primeira sílaba de cada uma dessas palavras e confeccione um cartaz:
MA
PA
















 3- Encontre em jornais ou revistas as letras necessárias para formar o nome de cada desenho:





 Encontre na parlenda as palavras FAZENDO e CARETA, separe-as em sílaba oralmente e complete:
FAZENDO:_______ LETRAS _______ SÍLABAS
CARETA: _______ LETRAS    _______ SÍLABAS
Agora junte as primeiras sílabas dessas palavras e decubra uma nova palavra.
( ____________)

Faça um desenho que represente a palavra que você descobriu.


Encontre na parlenda palavras com:

2 LETRAS
3 LETRAS
4 LETRAS
5 LETRAS
6 LETRAS








a) Pinte os espaços entre as palavras da parlenda.

bConte quantas palavras possui a parlenda e marque aqui o número____







Nenhum comentário:

Postar um comentário