Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
ORALIDADE:
- Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
LEITURA:
- Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas crianças.
- Aprender assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
- Segmentar oralmente as sílabas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho.
- Conhecer e usar diferentes suportes textuais, tendo em vista suas características: finalidades, esfera de circulação, tema, forma de composição, estilo, etc.
- Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção.
- Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas.
- Perceber que palavras diferentes compartilham certas letras.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO
- Diferenciação entre letras e sílabas
- Conhecimento do alfabeto.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
1º dia
- Explorar oralmente a imagem impressa do animal (macaco), bem como características, modo de vida, classificação, alimentação, tamanho (permita que as crianças se manifestem dizendo tudo o que sabem sobre o animal).
- Lançar perguntas como: Onde podemos encontar estes animais? Levando o aluno a refletir sobre a vida dos macacos criados em cativeiro.
- Realizar a leitura do texto informativo sobre os macacos em roda, em seguida conversa sobre o texto.
- Usar o alfabeto móvel para formar o nome do animal ( macaco), realizando uma leitura segmentada. ( Explicar a diferença entre letra e sílaba).
- Estimular as crianças a dizerem outras palavras iniciadas com a sílaba MA ( registrar no quadro).
- Apresentar em cartaz um repertório variado de palavras ou rótulos com a letra M: no início de palavra, no meio e no final.
- Pesquisar em jornais e revistas diferentes palavras com a letra M e confeccionar cartaz coletivo e realizar a leitura das palavras.
MACACO
OS MACACOS SÃO MAMÍFEROS QUE
FAZEM PARTE DE UM GRUPO DE CERCA DE 250 ESPÉCIES CHAMADAS PRIMATAS.
A GRANDE MAIORIA DESSA ESPÉCIE
VIVE EM PAÍSES COM ALTA TEMPERATURA, E ALIMENTAM-SE DIARIAMENTE COM FRUTAS E
SEMENTES, SENDO SUA FRUTA FAVORITA A BANANA.
HÁ DIVERSAS ESPÉCIES DE MACACOS, COMO POR EXEMPLO:
ORANGOTANGOS, GORILAS E CHIMPANZÉS, QUE FAZEM PARTE
DA FAMÍLIA DOS HOMINIDAE.ESSES ANIMAIS, SÃO CONSIDERADOS OS MAIS
PRÓXIMOS AS CARACTERÍSTICAS DO HOMEM.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
2º Dia
- Apresentar cartaz com a parlenda Meio dia.
- Pedir que identifiquem palavras que conheçam ou até mesmo letras.
- Realizar leitura segmentada da parlenda para os alunos.
- Organizar uma leitura coletiva da parlenda.
- Indagar os alunos sobre o que acharam do texto.
- Distribuir para os alunos a parlenda impressa, pois auxilia no reconhecimento das letras e palavras.
- Realizar atividades que também visam avançar o processo de alfabetização dos alunos. É importante ler os enunciados das atividades para os alunos e orienta-los na resolução das questões propostas.
ATIVIDADES
Usando as letras da
palavra MACACO, escreva novas
palavras.
M -
_________________________
A - __________________________
C -
___________________________
A -
__________________________
C -
__________________________
0 -
__________________________
PARLENDA
MEIO-DIA
MACACO ASSOVIA
PANELA NO FOGO,
BARRIGA VAZIA;
MACACO LEVADO
QUE VEIO DA BAHIA;
FAZENDO
CARETA
PRA DONA MARIA.
1-Estão faltando algumas palavras na parlenda.
Recorte e coloque-as no local correto. Depois leia a parlenda com sua
professora e seus colegas:
MEIO-DIA, MACACO ASSOVIA
____________ NO FOGO,
BARRIGA VAZIA;
______________ LEVADO
QUE VEIO DA BAHIA;
FAZENDO ________________
PARA DONA _______________
____________ NO FOGO,
BARRIGA VAZIA;
______________ LEVADO
QUE VEIO DA BAHIA;
FAZENDO ________________
PARA DONA _______________
PANELA
|
MACACO
|
CARETA
|
MARIA
|
2-Encontre e circule na parlenda as palavras MACACO e
PANELA. Separe-as, oralmente, em sílabas e complete:
Obs: É importante, nesse momento,
o professor explicar aos alunos as diferenças entre letra e sílaba:
MACACO:
_______ LETRAS _______ SÍLABAS
PANELA:
________ LETRAS _______ SÍLABAS
Obs.: Após a atividade oral, é necessário o uso do
alfabeto móvel, possibilitando à criança o manuseio das letras na formação das
palavras, garantindo assim os direitos de aprendizagem:
ü perceber
que as palavras são compostas por unidades sonoras.
ü Perceber
que as vogais estão presentes em quase todas as sílabas.
ü Ajustar
pauta sonora ao escrito (realizando uma leitura sequenciada das palavras
estabelecidas, bem como a parlenda)
É importante levar a criança a perceber que podemos
formar novas palavras partindo de outras, veja no exemplo:
MACACO / PANELA
Podemos formar a palavra MAPA e também CANELA
Na atividade anterior, você formou duas
palavras: MACACO e PANELA. Depois de separá-las em sílabas, pesquise em jornais
palavras que iniciem com a primeira sílaba de cada uma dessas palavras e confeccione
um cartaz:
MA
|
PA
|
|
FAZENDO:_______
LETRAS _______ SÍLABAS
CARETA:
_______ LETRAS _______ SÍLABAS
Agora
junte as primeiras sílabas dessas palavras e decubra uma nova palavra.
(
____________)
Faça um
desenho que represente a palavra que você descobriu.
Encontre
na parlenda palavras com:
2
LETRAS
|
3
LETRAS
|
4
LETRAS
|
5
LETRAS
|
6
LETRAS
|
|
|
a) Pinte os espaços entre as palavras da parlenda.
b) Conte
quantas palavras possui a parlenda e marque aqui o número____
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