SEQUÊNCIA
DIDÁTICA (INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA)
SÉRIE: 1º ANO (MATUTINO)
PROFESSORA: CHRISTIANE CAMPOS
DIREITOS
DE APRENDIZAGEM CONTEMPLADOS
ORALIDADE
ü Participar
de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala.
ü Escutar
com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em
situações públicas, analisando-os criticamente.
LEITURA
ü Antecipar
sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo
professor ou pelas crianças.
ü Localizar
informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos pelo
professor ou outro leitor experiente.
ü Aprender
assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros, lidos pelo professor
ou outro leitor experiente.
ANÁLISE
LINGUÍSTICA: DISCURSIVIDADE, TEXTUALIDADE E NORMATIVIDADE
ü Conhecer
e usar diferentes suportes textuais, tendo em vista suas características:
finalidades, esfera de circulação, tema, forma de composição, estilo, etc.
ü Reconhecer
gêneros textuais e seus contextos de produção.
ANÁLISE
LINGUÍSTICA: APROPRIAÇÃO DE SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
ü Conhecer
a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros.
ü Reconhecer
diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros.
ü Compreender
que palavras diferentes compartilham certas letras.
ü Perceber
que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.
1º
Dia
1º MOMENTO: ( ORALIDADE E DISCURSIVIDADE)
ü Roda
de conversa para sondar conhecimentos prévios a respeito do animal “ CUTIA”.
ü Apresentação
de ficha técnica com dados do animal em estudo. Debate
2º MOMENTO: ( Leitura, Apropriação do Sistema de Escrita
Alfabética)
ü Leitura
segmentada da parlenda em cartaz “ CORRE CUTIA”;
ü Localização
de palavras no texto.
ü Segmentação
de palavras do texto ( letra inicial e final)
ü Uso
do alfabeto móvel na estruturação da parlenda e estudo da composição gráfica
das palavras.
2º
dia
ü Retornar
à leitura da parlenda “ CORRE CUTIA” ( coletiva e Individual).
ü Localizar
palavras conhecidas no texto ( ajustando pauta sonora ao escrito);
ü Localizar
as palavras iniciadas com a letra c, escrevê-las e compará-las.
ü Observar
palavras repetidas
FICHA DO BICHO
CUTIA
Classe: Mamíferos
Ordem: Roedores
Tamanho: mede entre 49 e 64
cm
Peso: entre 3 e 5,9 kg
Comportamento
É um mamífero roedor terrestre, vive em áreas com árvores
grandes, rios e zonas pantanosas, onde encontra abrigos ideais para se
refugiar. É de hábitos noturnos, saindo à tardinha para alimentar-se de frutos
e sementes caídos das árvores.
A cabeça é um pouco alongada com orelhas relativamente pequenas.
A cauda é curta e nua com cerca de 1,5 cm de cumprimento.
Os membros anteriores são bem menores do que os posteriores e
exibem quatro dedos funcionais utilizados para levar o alimento à boca.
ATIVIDADES
Excelente!
ResponderExcluirParabéns!
ResponderExcluirExcelente trabalho.
Muito bom, parabéns!
ResponderExcluir