Atividade Interdisciplinar
Direitos de Aprendizagem contemplados:
Leitura
- Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas crianças.
- Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos.
Oralidade
- Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética
- Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas.
- Compreender que palavras diferentes compartilham letras.
- Dominar correspondências entre letra ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.
- Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas.
DESENVOLVIMENTO
Para esta atividade é necessário uma preparação: Enfeitar uma caixa de papelão de maneira a chamar a atenção dos alunos. Nela estará escondida uma BOLA, que será o objeto surpresa.
1º MOMENTO:
Em roda de conversa, introduzir o tema CAIXA SURPRESA.
- Indagar as crianças qual o significado da palavra SURPRESA?
- O que imaginam ser uma CAIXA SURPRESA?
- Questionar se já viram ou participaram de alguma atividade com caixa surpresa, ou se já vivenciaram algum momento de surpresa?
2º MOMENTO:
- Apresentar a CAIXA SURPRESA, levantando hipóteses sobre o que poderá estar dentro dela.
- Após as suposições, permitir o manuseio da caixa. Estimule a participação ativa com inferencias: A caixa está pesada? Possui algum cheiro diferente? O objeto se mexe? ...
- Depois das várias possibilidades, revelar o que realmente é, abrindo a CAIXA SURPRESA e mostrando a "BOLA".
- Estimular as crianças a falarem a respeito da BOLA, características, brincadeiras que conhecem que utilizam bola, os tipos de bola que já viram, esportes que usam bola.
3º MOMENTO:
Escolher uma criança para escrever o nome do objeto ( BOLA) no quadro.
Propor a elas que digam outras palavras que rimam com a palavra BOLA. Conforme forem dizendo, convencê-los a escreverem suas rimas no quadro em forma de lista. Finalizando esta etapa, fazer uma leitura coletiva das novas palavras.
4º MOMENTO:
Atividade Escrita
1- Escolha rimas da palavra BOLA e forme frases.
2- Complete a poesia usando palavras que rimam:
A bola é um brinquedo interessante,
Quando estou com ela me sinto um ------------- .
No futebol não pode faltar,
E as crianças adoram ---------------- .
Na rua é a diversão.
Brinco com a Ana, Maria e o ------------ .
Venha também! Não fique de fora,
Aqui o que gostamos é de jogar --------- .
3- Dê um título para a poesia que acabamos de formar.
________________________________________________
Obs.: Partindo desta etapa, dialogar com as crianças sobre este gênero literário, sua estrutura, composição, etc.
TEXTO COMPLEMENTAR
CONHECENDO OS ESPORTES E TIPOS DE BOLA:
Conhecendo a bola e o movimento próprio da modalidade |
Mnipulando a bola de basquete. |
Fichinhas com as modalidades de esportes com bola. |
Identificando a bola correspondente ao esporte. |
Identificando a bola como objeto de esporte e cultura! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário